As lembranças são o bom da vida

Estreando este ano de 2011, volto aqui para trazer ao leitor algumas recordações e uma questão para debater. Começando com a pergunta, primeiro vou usar a minha família como exemplo. Sendo o filho mais velho, tenho um irmão e uma irmã menores. Respectivamente, doze e dez anos. Eles estão exatamente naquela fase de criança/pré-adolecência, a qual se acham os adultos, os sabe-tudos, os fodões, mas que não verdade são merda nenhuma ainda. É bem verdade isso. Nós também eramos assim. Algumas pessoas ainda conseguiam ser insuportáveis nesta época. Pois bem, analisando o comportamento dos meus irmãos nesta idade eu fico me perguntando: Essa pirralhada de hoje em dia não tem uma infância muito estranha? Com esses avanços na computação e na comunicação as coisas mudaram bastante. Porra, quando eu tinha 10 anos eu brincava na rua, não vejo minha irmã fazendo isso. Na verdade minha irmã chega a ter uma comunidade no Orkut intitulada: "As top gatas do 6º ano". É de morrer de rir não? É por isso que eu não trocaria minha infância nos anos 90 por nada! Você que também as teve nesta época, vai dizer se não era muito melhor? Em homenagem a ela, resolvi fazer uma pequena retrospectiva sobre as coisas que marcaram a nossa infância no final do século XX.

Walt Disney Pictures
Nossa! Isso era a cara da infância dos anos 90! Fitas de vídeo VHS da Disney. Quem não as tinha ? As animações da Disney eram boas demais! Consagraram famosas frases como: "Eu riu na cara do perigo!", "Cruela Cruel, é mais traçoeira que uma cascável!"," Ao infinito e além!", "Beije a moça!" "Não, não. Ele tem toda a razão", "Sua liberdade está quase no fim. Domado está o Leão!" e muitas outras. Eram filmes fantásticos e todos tinha a sua seleção favorita. Eu mesmo, gostava muito do Rei Leão, Alladin e Um Ratinho Detetive (paráfrase ao Sherlock Homes), mas o meu preferido acredito não ser o favorito de ninguém. Eu me amarrava em Bernando e Bianca. Eu achava muito legal a fato deles serem agentes de paz da ONU e irem numa missão de regaste (Sente só que perturbado o moleque de 8 anos já se interesando por essas coisas!). Não se pode esqueçer também das memoráveis cenas climax das animações. Eu nunca gostava de ver a cena da morte do Mufasa em O Rei Leão e morria de medo da cena da princessa Aurora da Bela Adormecida indo espetar o dedo na roca. Mas porra, vai dizer que aquela parte do filme não era do mau?

Super Mario 64
É bem verdade, que muitos tiveram a infância marcada pela famosa plataforma da Sony, o "PlayStation". Contudo, aos fãs da Nintendo e ainda para os que realmente jogaram video-game nesta época, não existe e nunca existirá jogo melhor do que o Super Mario 64. Programado como um dos lançamentos para o então novo console da Nintendo, o "nintendo 64", Super Mario 64 é um clássico! Nossa como eu perdi tardes e noites jogando este jogo. Foi um dos primeiros jogos de video-game do mundo em três dimensões. Era animal! A jogabilidade era muito fera. Ter que conquistar as 120 estrelas espalhadas pelo castelo da princessa Peach em várias fases com diversos planos de fundo. Sem falar que tudo isso com um conhecimento mínimo da língua inglesa que possuíamos na época. O que deixava o jogo bem mais difícil. As fases que eu menos gostava eram a do relógio(Tick Tock Clock),(Tiny-Huge Island) que era aquela que se ficava grande e pequeno e tinha um peixe que te engolia e a (joly Roger Bay) que tinha um barco afundado e uma enguia dentro dele que dava um sustão! Outras coisas memoráveis, eram o boné de asas do Mario, a caça ao coelho pra ganhar uma estrela e o gráfico mal feito que fazia o Mario recuperar os danos quando ele mergulhava na água. Lembra disso?

Dragon Ball Z
"Oi eu sou Goku!" Essa é a chamada mais famosa, na minha opinião, de todos os desenhos animados até hoje. Um dos top 5 desenhos do Cartoon Network. Originalmente, a primeira temporada era chamada apenas "Dragon Ball", mas foi a Segunda temporada a Z que fez enorme sucesso. E era grande essa ai! Tinha uma história bem desenvolvida e era interminável. Eu nunca consegui acompanha-lá certinho. Sempre dava uns cortes na história. Agora era fato que sempre ao assitir Dragon Ball Z ou passava o Goku lutando contra o Friza ou contra o Majin Boo. Sempre! Era marca do desenho também o Vegeta chamando o Goku de Cacaroto, as esferas do Dragão, que só serviam pra ressuscitar ele e as habilidades fodasticas que iam sempre se superando no decorrer da série. Começou com o Kameramera, depois veio a Genki Dama, Super Sayan, Fusão e por ai foi. Um dos desenhos com melhor história até hoje e concerteza foi acompanhado por muitos na infância

The Legend of Zelda: Ocarina of time
Sem dúvida, os anos do Nintendo 64 foram os melhores da Nintendo. Eram jogos geniais um atrás do outro que se tornaram referência! Me pergunto como eles conseguiram fazer um jogo tão bom com uma tecnologia tão obsoleta(lembre-se que os jogos N64 eram de cartucho ainda). Ocarina of time tinha uma história incrível e uma jogabilidade surreal, com diversas coisas que se podia fazer e mais ainda que se tinha de fazer. Para completar o jogo na sua totalidade demorava-se meses! A história sobre a triforce, os diversos povos do reino de Hyrule e a capacidade de jogar como se realmente estivesse vivendo a vida do personagem fazia deste um jogo impar. Sem falar que tinha características marcantes como a possibilidade de ir sete anos no futuro e ver como a vida dos personages do jogo mudou e todo o cenário, de poder tocar músicas na ocarina, a possibilidade de cavalgar a égua epona e de encarar as dificuldades das diversas dungeons do jogo. Marcou minha infância. Era um jogão!

Tamagoshi
Disto não tinha como não falar! Que mania virou o Tamagoshi! Uma vez na vida alguém já teve um e levava direto pra escola, os escondendo de baixo da mesa. E agora parando para analisar, era a coisa mais inútil do mundo! Não é a toa que eles duravam no máximo um mês nas nossas mãos e depois enchia o saco e deixavamos eles "morrem de fome". A não ser alguns que levavam a brincadeira a serio, davam nome para eles e os cuidavam até ficarem adultos. O quê não era o meu caso, o meu sempre tirava F na escola e morria de fome depois de um tempo.

Pokémon
Sem brincadeira, pra mim, pokémon era o melhor desenho animado do universo! Como era boa essa série. Eu era viciado. Sem noção, viciado mesmo! Eu tinha tudo do pokémon. Eu lembro do meu aniversário de 8 anos que eu fiz uma festa do Pokémon e eu tava fantasiado de Ash! Haha! Bons tempos. Realmente, pokémon(abreviação de pocket monsters) tinha uma história muito criativa e algumas características que consagraram seu sucesso. As enfermeiras Joy e as policias Jenny que eram sempre iguais, a equipe Rocket com sua entradinha clássica, o Brock dando em cima de todas as meninas do desenho e as batalhas pokémon. Acompanhei a primeira temporada inteira e metade da segunda. Dos pokémons, gostava muito das evoluções do Evee. Vale a pena relembrar o grande mistério pra saber quem era o pai do Ash.Eu ainda acho até hoje que é o lider de ginásio de Veridian o Chefe da equipe Rocket, mas já não sei nem se isso já foi respondido. Afinal, foram tantas temporadas.

Tazo da Elma Chips
Foi uma verdadeira febre no Brasil no final da década de 90! Quem não se lembra dos tazos? Impressionante como um disquinho com figuras estampadas era tão legal. Na verdade, os tazos eram usados para inúmeros fins menos coleção! Eu lembro que no começo tinha uma arminha de atirar tazos, depois veio aquela mão de geleca(sei lá o que era aquilo), que grudava neles e no final, veio os tazos que se montavam em peões.Eram também de diferentes tipos. Tinha os tazos comuns, os reflexivos(aqueles que formavam duas imagens dependendo da posição que se olhava e faziam um barulho iritante quando se riscava a unha neles), os que se encaixavam, os metalizados e os "raros" que eram brilhantes. Sobre as estampas eu me lembro que no início eram dos looney toons e quando explodiu a mania entraram os de pokémons que duraram muito tempo.Segui-se depois Digimon e Liga da justiça. Não preciso nem dizer qual era o melhor né? Alías, os tazos de Pokémons ainda eram mais legais porquê no verso existia as habilidades deles, para você batalhar com os amigos! Era show! Todo mundo tinha. Eu me lembro de ter uma disputa de tazos pokémon no Programa da Eliana! Programa este além de tudo que também foi marca da infância desta época.

Chaves
Uma das melhores carta na manga do SBT,a série Chaves também foi acompanhada por uma galera. Eu particularmente, não era muito fã dela não, menos ainda do Chapolin Colorado, mas assisti até bastante ambas. Odiava a Chiquinha. Achava ela insuportavelmente chata! Aos fãns da série, existem episódios que ficaram marcados. Como uma sequência onde toda a turma viaja pra fora da vila, a bola quadrada do Quico, o episódio em que Dona Florinda briga com o Profº Girafales e o show de taletos. Foi uma série que mostrou que esta simpatia que o SBT tem de trazer programas mexicanos para TV aberta brasiliera podia dar certo. Coisa que fatalmente não vingaria atualmente.

Magic The Gathering & Yu-Gi-Oh Trading Card Game
Esses dois ai viraram vício! Foram os jogos de estampas ilustradas que fizeram mais sucesso. Embora, ainda existisse alguns que jogavam além deste, Pokémon Trading Card Game. Como o autor deste post. Eu ainda era pior. Tenho até hoje vários decks de Lord of the Rings Trading Card game. Você sabia que existia?. O grande lance do Magic era realmente a melhor possibilidade de estratégica, enquanto Yu-Gi-Oh tinha o desenho animado para lhe dar força. Principalmente por isto, jogar Yu-Gi-Oh era um tanto tosco, dependendo da empolgação da pessoa. Galera gritava as jogadas, atacava e fazia onomatopéias "Bum!","vash!","Shshhs!" e quando começava a perder falavam: "Tenho que acreditar no coração das cartas!". Agora o melhor, pra mim, era os efeitos que eu dava para as cartas(que muitas vezes elas não tinham). Eu lembro existir uma carta chamada "fissure" cujo efeito era simplesmente destruir o monstro mais fraco do adversário, mas eu fazia dele uma coisa cabulosa que destruía tudo! Era divertido!

Show do Milhão
A enorme sacada do Silvio santos. Show do milhão era muito bom e deu uma boa segurada no SBT durante bom tempo. Lembro bastante daquelas noitadas caseiras com a galera toda tentando adivinhar as perguntas do programa. Se ainda existisse eu ia querer muito participar. O programa ainda proporcionou muitas risadas, decorrente da burrice de alguns participantes. Como o cara que pulou a pergunta sobre que fruta era utilizada para a produção de ameixa desidratada e a Luciana Gimenez, que "auxiliando" os participantes nas placas, respondeu que o metal utilizado para a cunhagem de moedas era o chumbo

TV Colosso
Este em especial, deixei de último de propósito. Talvez muitos não se recordam, mas aposto que os que lembraram, ao ver o nome em negrito e a imagem disseram: "Caralho! TV Colosso!. De fato, TV Colosso eu me lembro deste muito pequeno. Se bobear, deve ter sido o primeiro programa de televisão que eu assisti. Para os que não se lembram, TV colosso era um programa onde cachorros simulavam a elaboração e apresentação de um programa de TV, o qual passava desenhos animados jurássicos da nossa geração infantil como o Capitão Planeta. Capitão Planeta! Lembra desse desenho? Era super fera. O programa foi um dos clássico da Rede Globo. Quem não se lembra da Priscila a Sheep Dog?

3 comentários:

Gomes disse...

Adorei,Leo.
É sempre muito bom relembrar a infância.
Sabe o que você esqueceu?Da turma da mônica!Todo mundo gostava,e gosta até hoje,né?Tinha o site tb que tinha varias coisas pra brincar.
Enfim,o meu predileto da sua lista foi os filmes da disney e o tamagoshi,que por sinal eu sou LOUCA pra arranjar outro e ser feliz brincando.HAHAHAHAHAHAH

saudades,beijo

Leonardo Mendonça disse...

hauehuaheuahuehauehuaheua
Imagino vc brincando de Tamagoshi.
Nossa esqueci msm!! Turma da mônica era mto bom! Apesar deu, quase sempre, ler só a última página do gibi, onde tinha uma piadinha = P

Sarah Lemes disse...

digamos que eu não participei ativamente dessa época, mas me recordo bem de algumas coisas. lembro da cavarna do dragão (que com certeza está na minha lista dos melhores desenhos). acredito que as melhores coisas dessa época que não acabaram. olha o chaves e a caverna do dragão ambos não tiveram final, acho que ai está a grande diferença. hoje as coisas rapidamente chegam ao fim.
sei que esse meu pensamento deve ser o mesmo dos meus pais a uns 6 anos atras... deles me dizendo que na época deles o melhor jogo era bolinha de gude.
as novas gerações sempre buscaram novas formas de modificar a antiga.(;

Postar um comentário

O melhor do acervo