Terça-feira

Terça-feira, um dia comum na cidade de São Paulo.É bem verdade, que eu ainda não disse nada a respeito da minha estadia aqui na cidade,mas quero deixar isto para mais tarde.Então, antes de falar de como estou em relação a essa nova realidade vou contar como foi essa minha terça-feira.
Voltei da faculdade de ônibus, como tenho feito todos os dias, e fui almoçar com meus avós e minha tia.Nada de novo para uma terça-feira, só a rotina.Se bem que, pra mim nada do que eu faço aqui ainda é rotina.Depois do almoço, não tinha nada pra fazer.Primeira semana de faculdade ou mesmo escola é sempre aquele ócio.Logo, como não estava fazendo nada, resolvi dar uma caminhada pela cidade.Resolvi então dar uma volta pela Avenida Paulista que fica a quatro quadras de onde eu estou morando.As ruas de São Paulo respiram modernidade! Já dizia Mário de Andrade.Pena que essa modernidade,as vezes, vem acompanhada por uma sinfonia de buzinas.Ao chegar lá, depois de andar um pouco, me deparei com o parque Trianon. Um verdadeiro pulmão verde na avenida mais importante da capital paulista.Entrei e fiquei fazendo hora por lá.O parque em si e bem bonito e um lugar perfeito para os casais.Fiquei com uma certa nostalgia.Depois de ter ficado lá um tempinho quando ia indo embora me vi em frente ao MASP o museu de arte de São Paulo.Dai eu olhei pra ele...Pensei em ir, mas logo em seguida me veio a cabeça:"Por que ficar gastando dinheiro assim com isso. Você já tá apertado"(Pois é, as vezes eu sou meio murrinha).Contudo, no final das contas resolvi pelo menos ver quanto que tava o preço.Para minha surpresa, quando cheguei na bilheteria havia um cartaz grande dizendo que as terças a entrada era franca.Achei ótimo! Entrei no MASP.
O museu é bem bacana muitas obras de pintores famosos como Renoir, Delacroix, Cezané... Tinha de quadros Românticos a Vanguardistas.Confesso que não sou muito fã das artes plásticas, mas um programa como aquele é sempre legal.Foi então olhando as obras que eu me deparei com um quadro muito interessante.No meio da sessão Romântica eu vi este quadro que me chamou bastante atenção.Chama-se "A Cachoeira de Paulo Afonso" do pintor E.F.Schute.É um quadro de uma paisagem natural exuberante um tema bem Romântico mesmo.Acho que foi a primeira vez que eu realmente contemplei uma obra de arte.Eu fiquei olhando para o quadro e viajei nos pensamentos.Lembrei bastante da viagem que eu fiz ano passado para a Chapada Diamantina e fiquei admirado com a pintura.Era de uma perfeição Gigantesca!Era tão real que me deu vontade de tocar no quadro! Parece até bobagem e eu fico me sentindo até um professor de artes,mas era uma obra realmente muito bonita.Talvez pela internet não se consiga ter a mesma sensação, mas eu gostei muito vendo ao vivo.Além de tudo havia um texto ao lado comentando sobre a obra.Este conjunto me fez lembrar do passado.me amarro quando alguma coisa me faz lembrar de bons momentos.Depois de ter ficado um tempo parado pensando, voltei empolgado para o apartamento.
A baixo, um fragmento de texto do MASP sobre a obra:

A cachoeira de Paulo Afonso, 1850
E.F.Schute


"...Quais os sentimentos que se apoderam de você quando, no cume das montanhas, lá de cima contempla a extensa cadeia de colinas, o curso dos rios e o espetáculo glorioso que se abre a sua frente? Você se recolhe ao silêncio, perdendo-se na infinidade do espaço.Sente a calma límpida ea pureza que invadem seu ser.Você se esquece de si próprio.Você não é nada, Deus é tudo."

0 comentários:

Postar um comentário

O melhor do acervo